Paralisia do sono

Paralisia do sono

Apesar de ser corriqueiro e natural, o ato de dormir ainda carrega muitas curiosidades e mistérios. Os sonhos talvez sejam o maior deles. E há uma condição fisiológica que, apesar de já ser parcialmente entendida pela ciência, é curiosa e costuma trazer sustos para quem a vivencia: a paralisia do sono.

Ela é uma condição passageira, normalmente bastante rápida, na qual a pessoa - seja no momento do adormecimento ou do despertar - fica incapacitada de mover qualquer parte do corpo ou falar. Ao minimamente tomar consciência do estado no qual se encontra, a pessoa costuma ficar nervosa e sentir-se sufocada. Contudo, como dissemos, ela é uma condição passageira e rápida.

Recorrentemente o momento da paralisia do sono acontece no meio de um sonho. Sendo assim, é comum a pessoa associar a paralisação do corpo e da fala com o que estava passando no seu inconsciente e, dessa forma, carregando o sonho com uma conotação negativa. Contudo, já há observações técnico-científicas que explicam o fato da paralisia normalmente acontecer enquanto sonhamos.

Causas e sintomas

Para explicar a relação entre paralisia e sonho, precisamos relembrar das fases do sono. Elas são cinco, sendo quatro não-REM e a última, REM.

É na quinta etapa do sono que nossas funções cognitivas são restauradas e calibradas. Em outras palavras, é durante o sono REM que fixamos as memórias e aprendizados do dia, reforçamos certas compreensões e… sonhamos. Os sonhos são uma manifestação da nossa cognição, mesmo que inconsciente.

Outras características da fase REM do sono são ondas cerebrais semelhantes às do momento que estamos acordados, batimentos cardíacos acelerados mas um intenso - e quase paralisante - relaxamento muscular.

A paralisia do sono acontece quando despertamos durante o sono REM. É um fenômeno raro de acontecer porque, normalmente, regredimos da quinta a uma das fases anteriores do sono - mesmo que rapidamente - antes de acordar. Entretanto, despertares durante o sono REM acontecem e é isso que causa a paralisia do sono.

O principal sinal desse tipo de episódio é a incapacidade momentânea de mover qualquer músculo ou falar. Ela costuma vir acompanhada de ansiedade e nervosismo, quando a pessoa toma consciência que está paralisada.

Paralisia do sono

Paralisia do sono: diagnóstico, prevenção e tratamento

Se você já teve algum episódio de paralisia do sono, não se assuste: não é tão incomum assim. Estima-se que quase 8% da população mundial terá pelo menos um episódio de paralisia do sono ao longo da vida. Contudo, em certos grupos de pessoas - como pacientes com questões psiquiátricas - esse percentual pode chegar a 32%.

Existem condições que incrementam a favorabilidade da paralisia do sono, aumentando a frequência dos episódios. Pessoas sob forte condição de estresse, pacientes com questões psiquiátricas ou pessoas que já enfrentam outras dificuldades para dormir, como a apneia do sono, costumam ter episódios de paralisia com maior frequência.

Quando eles tornam-se mais recorrentes, a ponto de acontecerem duas ou mais vezes por semestre, o paciente pode ser classificado com a condição de paralisia do sono isolada e recorrente. Nesses casos, a recomendação é procurar orientação médica. Quadros mais graves de paralisia do sono podem demandar medicação - e nunca é demais lembrar que qualquer medicamento só deve ser administrado sob orientação e prescrição médica.

Dado que a paralisia do sono acontece devido a uma interrupção abrupta da última das fases do sono, a melhor forma de prevenir os episódios é dormir bem. Para isso, recomenda-se fazer a devida higiene do sono, respeitando o ciclo circadiano. Outra medida que pode ser tomada é equipar o ambiente de descanso com acessórios do sono recheados de conforto: colchões, camas box - sejam elas tipo baú ou não -, travesseiros e roupas de cama.

A escolha de um bom colchão é ainda mais decisiva para uma noite na qual você passe plenamente por todas as fases do sono. Ele precisa ser higiênico, evitando o acúmulo de ácaros no colchão, e confortável. Para selecionar a melhor opção, faça o teste e encontre seu colchão Simmons! Respondendo poucas perguntas, você saberá qual o melhor colchão para a sua coluna, para a sua higiene e para atravessar todas as fases do sono em profundidade!

Apesar de não ser grave, a paralisia do sono é uma condição que impacta negativamente o nosso bem estar e saúde. Priorize a qualidade do seu sono investindo em conforto no seu ambiente de descanso. Assim, seus sonhos serão prazerosos e ininterruptos!