Meditação para dormir
A qualidade do sono é fundamental para uma vida saudável e produtiva. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para dormir profundamente e acordam cansadas, sem energia para enfrentar o dia a dia.
Felizmente, a meditação surge como uma poderosa aliada para melhorar a qualidade do sono e promover um descanso revigorante. Uma prática milenar que envolve foco na respiração, atenção plena e relaxamento do corpo e da mente.
Antes de adentrarmos nos benefícios da meditação para o sono, é crucial compreendermos a importância do sono para a saúde no geral. Durante o sono, o corpo se recupera, os tecidos se renovam e o sistema imunológico é fortalecido. Além disso, o sono desempenha um papel fundamental na consolidação da memória e no processamento das emoções.
No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para dormir devido ao estresse, ansiedade, preocupações e estilo de vida agitado característico da sociedade moderna.
O uso excessivo de telas, também pode interferir na qualidade do sono devido à luz azul emitida por esses aparelhos, por prejudicar a produção de melatonina, o hormônio do sono.
Segundo o Instituto do Sono, há evidências científicas de que a meditação beneficia a qualidade de sono com o passar do tempo. Pessoas com experiência nessa prática apresentam resultados melhores no sono de ondas lentas e no sono REM, além de despertarem menos ao longo da noite.
Ainda segundo o instituto, conheça alguns efeitos da meditação no organismo que a longo prazo favorecem um sono de qualidade:
- Ao meditar, ocorre a redução do consumo de oxigênio, da produção de gás carbônico e da frequência respiratória, indicando uma desaceleração do metabolismo.
- A meditação também reduz a liberação da substância chamada lactato plasmático, cuja concentração elevada está relacionada à ansiedade.
- O corpo entra em hipometabolismo basal e a mente se mantém alerta. Portanto, aquele que medita desenvolve a capacidade de controlar determinadas funções fisiológicas involuntárias.
- Estudos demonstram alterações no cérebro de meditadores experientes, especificamente o aumento da região do córtex, que está associada à atenção, afetos positivos e resiliência.
- A meditação pode melhorar a adaptação ao estresse. Pessoas que meditam têm a frequência cardíaca e outros indicadores normalizados mais rapidamente após passar por um evento estressante.
Como praticar meditação para melhorar o sono?
Incorporar a meditação no dia a dia pode ser mais simples do que parece. Confira algumas dicas que podem te ajudar a inserir essa prática naturalmente na rotina.
-
Escolha um horário e local tranquilo: reserve alguns minutos antes de dormir para praticar a meditação em um ambiente calmo e livre de distrações.
-
Adote uma postura confortável: sente ou deite em uma posição confortável, mantendo a coluna ereta e relaxada.
-
Foque na respiração: concentre-se na sua respiração, observando a entrada e saída do ar pelo nariz.
-
Pratique a atenção plena: esteja presente agora, sem se preocupar com o passado ou o futuro. Apenas observe as sensações do corpo e os pensamentos que surgem.
-
Desligue as notificações do celular: para evitar ser interrompido.
- Use óleos essenciais (como alecrim e lavanda): um difusor de ambiente pode potencializar o efeito e promover mais concentração e relaxamento.
- Caso seja iniciante: aposte em aplicativos de meditação guiada ou contrate um professor para orientar sobre respiração, postura e técnica.
- Se for meditar antes de dormir: pode fazer isso na cama, com as luzes apagadas, de preferência em cima de um colchão de alto desempenho.
- Seja consistente: pratique a meditação regularmente para colher os benefícios a longo prazo.
Em suma, a meditação é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade do sono e promover um descanso reparador, justamente por ajudar a acalmar a mente e o corpo e colaborar com a redução da ansiedade e do estresse, interferindo positivamente no relaxamento muscular e na melhoraria da respiração.
Essa experiência pode ser ainda mais completa com um Simmons.
Visite uma loja Simmons perto da sua casa e encontre um colchão que garanta simultaneamente uma boa postura e relaxamento corporal, evitando desconforto e possíveis problemas com dores no corpo.
Com certeza, seu corpo e sua mente agradecerão.