Conforto na experiência em hotéis

Conforto na experiência em hotéis

Quem lê os textos que publicamos na editoria Hotelaria daqui do blog já entendeu que o mercado de hotéis e resorts é bastante competitivo. Em cenários como esse, investir em pequenos diferenciais pode trazer uma grande mudança na atração e retenção de clientes. Oferecer um ambiente de descanso que promova a sensação de conforto pode ser determinante para transformar a percepção dos hóspedes na experiência em hotéis.

Na indústria do Turismo e Lazer, pousadas, hotéis e resorts são as empresas que oferecem experiências de repouso aos seus clientes. Para promover o descanso do hóspede, elas abrem mão de diversos acessórios do sono: colchões, camas box, travesseiros e roupas de cama.

Para que o cliente classifique a experiência de repouso como “de qualidade”, esses acessórios devem ser qualificados como “confortáveis”.  Mas o que queremos dizer com essa palavra, tão presente no nosso dia a dia? Quando queremos gerar conforto, o que buscamos provocar? 

Que sensação é essa?

A sensação de conforto acontece a partir de uma integração harmônica entre nossa percepção multissensorial, cognitiva e o alinhamento entre expectativas e a experiência vivida. Parece complicado, mas segue com a gente neste texto que você vai entender tudo!

Para ilustrar essas percepções, vamos nos transportar para o momento que entramos em um quarto de hotel. Ao abrir a porta, somos imediatamente impactados pela luz ou escuridão do ambiente, pelos cheiros e pelos barulhos que ouvimos.

Conforto

Em poucos instantes tiramos o calçado e colocamos os pés no chão; encostamos nos móveis, nas roupas de cama; sentamos nos colchões, alisamos os travesseiros

A sensação tátil, olfativa, auditiva e de iluminação formam a nossa percepção multissensorial. Nossos sentidos são convocados a perceber um ambiente assim que entramos nele. Se em todos esses momentos que narramos nosso sentimento foi positivo, nosso inconsciente começa a formar a sensação de conforto.

Sigamos no exemplo: imaginemos que, enquanto estamos alisando a roupa de cama e sentindo o cheiro do quarto, percebemos que o travesseiro está em cima da mesa. Que a cadeira, mesmo que relaxante, está dentro do banheiro. Em outras palavras, o ambiente perfumado, bem iluminado e com agradáveis acessórios do sono, está desorganizado. Será que ainda nos sentiremos bem?

Identificar ou não um ambiente organizado afeta a nossa percepção cognitiva de conforto. Nossa compreensão de local ordenado é gerada no momento em que encontramos um espaço onde os móveis e objetos estão nas posições para as quais foram planejadas. E isso inclui os elementos de decoração; eles também exercem influência na nossa cognição.

Se nossa percepção de organização estiver harmonizada com a compreensão multissensorial, a sensação de conforto aumenta.

Ainda há uma terceira percepção: a expectativa. Voltemos para o quarto e consideremos que você decidiu por aquele hotel por causa de uma entusiasmada recomendação de uma pessoa em quem você confia. Ao chegar no quarto você teve uma boa percepção multissensorial e encontrou o ambiente organizado… mas esperava mais luxo ou talvez uma experiência ainda mais positiva. Ou seja, expectativa e realidade não se alinharam.

Esse desalinhamento também afeta a sensação de conforto. Em outras palavras, o que é falado sobre aquele empreendimento - seja pelas recomendações de outras pessoas, seja pela própria publicidade da pousada, hotel ou resort - deve estar coerente com o que o cliente identifica ao entrar no quarto. 

Conforto na experiência em hotéis: como promovê-lo?

Neste texto dissemos que explicar a sensação de conforto não era exatamente complicado. Mas temos que ser sinceros: promovê-la é um desafio. Para superá-lo, pousadas, hotéis e resorts devem empenhar um enorme esforço para: atender a expectativa do cliente; manter um ambiente de descanso limpo, organizado e bem decorado; e que estimule positivamente os sentidos dos hóspedes. Reconheçamos: fazer tudo isso não é nada simples.

No que se refere ao atendimento de expectativas, a antiga máxima do marketing, a da busca pela coerência, segue válida. Pousadas, hotéis e resorts devem cumprir as promessas que fazem em suas campanhas publicitárias, demonstrando coerência entre discurso e prática. Para engajar o público e motivá-lo a manter uma relação perene, demonstrar coerência é fundamental.

Já no âmbito da percepção cognitiva, os empreendimentos devem manter atenção redobrada com a limpeza e organização. Esses dois elementos são extremamente sensíveis na percepção cognitiva do hóspede. Além disso, uma decoração de bom gosto também influenciará positivamente a cognição.

Conforto na experiência em hotéis

Quanto à percepção sensorial, pousadas, hotéis e resorts têm na Simmons um parceiro. Nossos acessórios de sono definitivamente gerarão a sensação de conforto que o hóspede espera. Não é à toa que vários hotéis e resorts, tanto no Brasil quanto fora dele, possuem a assinatura by Simmons ou Simmons World. Os hotéis by Simmons seguem o conceito de spa do sono Simmons: neles, o hóspede desfruta de uma experiência de sono completa e coberta de conforto.

No nosso site você encontrará a cama box, colchão, roupa de cama e travesseiro ideal para oferecer essa experiência para o seu hóspede. E se quiser que seu hotel receba a assinatura by Simmons, preencha o formulário que entraremos em contato!