Descanso do hóspede

Descanso do hóspede

Nos colchões, assim como em tudo na vida, a tecnologia está cada vez mais presente. A História mostra que um dos ganhos da tecnologia é tornar acessível produtos, serviços e experiências que, antes dela, eram exclusividade de poucos. Se há alguns anos uma pessoa não conseguia ter em seu quarto o conforto de um hotel, hoje a situação está invertida. O descanso do hóspede tem sido cada vez mais difícil de vender.

Não é para menos. Além da tecnologia ter tornado mais acessíveis os colchões e travesseiros de alto padrão, estamos vivendo na “sociedade do cansaço”. O termo foi cunhado pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em seu livro de mesmo nome, para descrever a época de velocidade e esgotamento na qual vivemos. A vida de todo mundo se transformou numa constante correria e temos aquela permanente sensação de que nunca conseguimos efetivamente descansar.

A situação chegou a tal ponto que hotéis têm investido no sleep tourism, ou turismo do sono. Um chamariz para quem quer passar as férias efetivamente descansando, no sentido mais estrito do termo. De acordo com Kaushik Vardharajan, professor da Escola e Universidade de Administração de Hospitalidade de Boston, “atualmente uma boa noite de descanso não é apenas um dos argumentos de venda de um hotel; é uma indústria inteira, e que cresce rápido”.

Mas será que o turismo do sono é só uma moda estrangeira que vai passar rapidamente? Ou vamos nos deparar com isso aqui no Brasil também?

O que é o tal do turismo do sono?

Bjorn Hanson, professor do Centro de Hospitalidade Jonathan M. Tisch da Universidade de Nova Iorque, argumenta que o turismo do sono é uma nova e intensa roupagem para investimentos que hotéis fazem desde a década de 1960. Foi nessa época que hotéis de luxo introduziram benefícios para dormir melhor, como menus de travesseiros e cortinas blackout. Nos anos 1980, amenidades desse tipo popularizaram-se entre praticamente todos os hotéis.

Se há mais de 60 anos os hotéis têm investido em melhorar a experiência do descanso dos hóspedes, o que há de diferente no atual turismo do sono?

Bom, primeiramente, a tecnologia. Como exemplo podemos citar o Carillon Miami Wellness Resort. Ele oferece experiências de sono restaurativas em seus colchões inteligentes. Controlados por inteligência artificial, eles captam as alterações mais microscópicas de quem está deitado - peso de uma determinada parte do corpo, movimentos realizados - e ajustam a firmeza de uma certa área do colchão, dependendo do ponto de pressão e do estágio do sono no qual a pessoa está.

Além da tecnologia, o contexto tem trazido exigências para os hotéis que querem cativar os hóspedes que buscam repouso. Quem leu o texto do blog sobre sono vai se lembrar que a falta dele virou tema de preocupação inclusive para a Organização Mundial da Saúde, a OMS. Portanto, oferecer o real descanso do hóspede está se tornando um diferencial competitivo para os hotéis.

Descanso do hóspede: como está o panorama brasileiro

A rede hoteleira brasileira ainda está longe de receber as avançadas tecnologias que alguns hotéis norte-americanos colocam à disposição do turismo do sono. Mas já há pelo menos uma preocupação com essa tendência, afirma Fernando Otávio Campos da Silva, presidente do diretório do Espírito Santo da Associação Brasileira da Indústria do Hotel.

Em São Paulo já existem hotéis que oferecem suítes voltadas exclusivamente para o descanso. Só que enquanto a tecnologia digital aplicada aos colchões não chega ao Brasil, a busca das redes hoteleiras é investir em colchões, travesseiros e roupas de cama de alta qualidade, para aprimorar o descanso do hóspede.

Na Simmons você encontrará o colchão adequado para o sono de qualquer pessoa, uma vez que temos dezenas de modelos. Alguns deles, como o New Geocities, estão entre os mais vendidos na hotelaria brasileira, sendo o preferido de várias redes de hotéis!

Hóspedes adeptos ao turismo do sono sabem reconhecer a qualidade de um bom colchão. Os hotéis que desejam estar preparados para esse tipo de demanda podem tornar-se um hotel by Simmons e possuir a assinatura dos colchões mais confortáveis do país. Para isso, basta preencher o formulário de cadastro.

Os hotéis by Simmons e os Simmons World são apresentados no nosso site. Mas muito além da divulgação nos nossos canais digitais, eles recebem a chancela de possuir um produto que oferece o que muitas pessoas desejam: horas de sono reparadoras e o descanso que todo hóspede quer - e que anda difícil de encontrar.