Travesseiros

Travesseiros

Na hora de relaxarmos, há um elemento que influencia diretamente em nosso bem-estar e saúde: o conforto. Se nos sentimos desconfortáveis, a qualidade do nosso sono piora e, muitas vezes, não acordamos com aquela sensação de que efetivamente repousamos. Para evitar que isso aconteça, é importante que o seu ambiente de descanso possua acessórios de sono de qualidade: as camas box, os colchões, as roupas de cama e os travesseiros.

Este item tão presente em nossa rotina, sobre o qual nossas cabeças passam tanto tempo, nem sempre existiu. Quem leu nosso texto sobre colchões vai se lembrar que passamos aproximadamente 27 anos deitados sobre eles e sobre os travesseiros. Agora, imagine que teve um tempo que as pessoas dormiam sem um suporte para a cabeça?

O travesseiro é um elemento fundamental na hora de dormir, mas também oferece conforto em vários outros momentos. Imagine ler um livro deitado ou recostado sem um bom anteparo para a sua cabeça? Pense o quanto é gostoso dormir abraçado em algo macio que praticamente se encaixa ao seu formato? É inegável que a principal função do travesseiro é manter nossa cabeça numa altura e condição confortáveis na hora do sono, mas não dá para descartar as outras funções, que também nos trazem prazer.

Travesseiros

Um pouco de história

O termo “travesseiro” vem do latim “traversarium”, que significa “lugar de repousar a cabeça”. Não há consenso sobre o momento histórico do surgimento da palavra, mas alguns registros apontam para a Idade Média.  “Traversarium” era usado para fazer referência aos tijolos que mulheres usavam ao se deitar, para que seus penteados não fossem desfeitos na hora de dormir.

Em outras palavras, conforto e travesseiros nem sempre estiveram associados… Os primeiros suportes de cabeça para noites de sono eram pedras, tijolos… Bem diferente da maciez à qual estamos acostumados.

Estima-se que os primeiros travesseiros - ou seja, objetos criados com função específica de suportar a cabeça ao dormir - foram desenvolvidos há 9 mil anos, na antiga Mesopotâmia, região que hoje corresponde ao norte da Síria e quase todo o Iraque. Eles eram esculpidos na pedra, em formato côncavo, e serviam para manter a cabeça alta, afastada do chão e assim evitar o contato dela com animais rastejantes.

Se você leu nossos textos sobre colchões e camas box, nos quais falamos um pouco da história de cada um desses objetos, você vai facilmente perceber que o travesseiro é o acessório do sono mais antigo. Há 9 mil anos as pessoas dormiam no chão, sem colchão, mas não dormiam sem um anteparo para a cabeça.

No Egito antigo, assim como as camas, os travesseiros eram privilégio dos faraós. Eles eram construídos em madeira, com uma curvatura na qual se encaixavam a cabeça e o pescoço.


Peça do departamento de antiguidades egípcias do museu do Louvre, em Paris. Peça fotografada por Rama, disponível na Wikimedia Commons

Travesseiros com enchimento de tecido só foram surgir na Idade Moderna. Com a Revolução Industrial, a partir do século XIX, eles popularizaram-se. Foi nessa época que passaram a ser usados materiais que encontramos em travesseiros até hoje, como as penas e as plumas.

Travesseiros: a importância da sua função e o que observar na hora de escolher um

Atualmente os travesseiros são fabricados com materiais bastante modernos, muitos deles sintéticos: poliéster, látex ou espuma de memória - a viscoelástica, por exemplo. Além de trazerem conforto, alguns deles são laváveis, evitando assim o acúmulo de ácaros, fungos e outros microrganismos, além de evitar o suor e outros fluidos com os quais os travesseiros entram em contato.

Além dos materiais, a aplicação de ciência no estudo do sono também possibilitou o desenvolvimento style="color: #1abc9c;" de travesseiros mais adaptados à nossa morfologia, visando promover mais saúde e bem-estar. Travesseiros ergonômicos que se ajustam melhor à coluna cervical, pescoço e cabeça oferecem mais conforto para quem os usa e são muito indicados para pessoas que já possuem dores na coluna.

A aplicação da tecnologia, especialmente da eletrônica, é outro elemento que ampliou os benefícios dos travesseiros. Atualmente há os que autonomamente massageiam o pescoço e a cervical.

Quem já passou uma noite sem recostar a cabeça em um travesseiro sabe da falta que ele faz. Contudo, os benefícios não são só no conforto, mas também na saúde. São os travesseiros que atuam no correto alinhamento da cabeça, pescoço e coluna durante o sono. Sem o devido suporte, contando com adequada sustentação, para a sua cabeça, músculos e articulações podem ser sobrecarregados ao longo da noite, atrapalhando passar, plenamente, por todas as fases do sono.

Para além dos reflexos na coluna, músculos e articulações, é sobre a adequada respiração que o travesseiro correto traz mais ganhos. Com ele há uma maior abertura das vias aéreas superiores, reduzindo assim os problemas de apneia do sono.

Na Simmons você encontra o travesseiro adequado para a sua necessidade! Temos vários modelos, todos fabricados com materiais modernos e hipoalergênicos. Dentre eles você irá encontrar o item exato para construir o seu ambiente de descanso perfeito.