Fases do sono

Fases do sono

Quem acompanha os nossos textos daqui do blog já nos ouviu dizer que dormir, assim como comer, é algo que tanto nosso corpo quanto nossa mente sinalizam necessidade - precisamos de comida, água e sono para sobrevivermos. E uma noite bem dormida significa atravessar plenamente todas as fases do sono.

O conjunto das etapas ou fases do período que dormimos é conhecido como ciclo do sono. Ele é composto por cinco fases que se dividem em dois grupos. Quatro fases estão no grupo não-REM e uma fase é REM. Esta é a sigla para Rapid Eye Movement, expressão em inglês que significa “movimento rápido dos olhos”. Em outras palavras, em uma das fases do sono nossos olhos movem-se muito rapidamente por debaixo das pálpebras, ou seja, fechados.

É importante deixar claro que não temos apenas um ciclo enquanto dormimos. Ao longo de uma noite padrão de sono começamos na fase um, passamos para as fases dois, três, quatro e cinco e depois flutuamos algumas vezes entre as fases um e cinco até voltar definitivamente para a um e despertar. Fique aqui neste texto para entender melhor como esse processo acontece!

Fases do sono: as não-REM

As quatro primeiras etapas do ciclo do sono são as não-REM. Nós as conhecemos por expressões que usamos bastante no nosso dia a dia:

  • Fase um → adormecimento
  • Fase dois → sono leve
  • Fase três → sono intermediário
  • Fase quatro → sono profundo

A fase um é o momento do adormecimento, quando saímos do estado de vigília e fazemos a transição entre ela e o sono. Nessa etapa a emissão de ondas cerebrais passa a ser mais rápida e irregular. A tensão muscular diminui com ocasionais espasmos musculares. A respiração e os batimentos do coração diminuem de ritmo e o movimento dos olhos fica mais lento. Normalmente essa fase dura até 15 minutos.

Fases do sono

Na fase dois há uma queda sensível das atividades do cérebro, diminuindo a capacidade da pessoa em perceber estímulos externos. Essa “desconexão” do cérebro faz com que seja mais difícil uma pessoa despertar. Os músculos relaxam, a respiração e os batimentos cardíacos caem consideravelmente, fazendo com que a temperatura corporal baixe. Geralmente, no primeiro ciclo do sono, a fase dois dura algo entre 10 e 25 minutos. Essa duração vai aumentar nos outros ciclos. Tanto que, ao longo de uma noite, em média quase metade do tempo é passado na fase dois.

A fase três, do sono intermediário, é a etapa de transição entre o sono leve e o profundo. Há uma diminuição das ondas cerebrais, da respiração e da tonicidade muscular, que vai encaminhando a pessoa para o quarto estágio. Essa é a fase mais curta e normalmente acontece apenas na primeira metade da noite.

Possivelmente a fase que mais gostamos, a quatro, é a mais regenerativa. Entre todas as cinco etapas, é nessa que atividade cerebral, respiração e batimentos cardíacos encontram seu menor patamar. A musculatura fica extremamente relaxada e o despertar, a partir de um estímulo externo, passa a ser muito difícil. A fase quatro dura de 20 a 40 minutos no primeiro ciclo e vai diminuindo de duração nos outros. 

Etapa cinco ou REM

É comum ouvirmos falar que parte importante do aprendizado humano acontece durante o sono, uma vez que é enquanto dormimos que ocorre a fixação das memórias - quem leu nosso texto sobre sono já sabe disso. E essa fixação das memórias se dá exatamente na quinta fase do sono, a única que é REM.

Como já dissemos aqui no texto, na fase REM nossos olhos, mesmo fechados, movimentam-se rapidamente. Em parte isso deve-se ao fato de que na quinta fase retomamos uma intensa atividade cerebral, mesmo dormindo. No estágio cinco do sono, nosso cérebro funciona quase como se estivéssemos acordados.

É na fase REM que acontecem os sonhos. Interessante notar que nesse quinto estágio do sono, nosso cérebro está em permanente contato com nossa cognição, seja para fixar as memórias, seja para acessar o nosso inconsciente e formar os sonhos.

Sonhos nas fases do sono

Os períodos de duração da fase REM são mais frequentes e longos na segunda metade da noite de sono. Em média, o primeiro REM é alcançado depois de 1h30 de sono. Geralmente uma pessoa alcança de cinco a seis momentos da fase cinco ao longo de uma noite.

Obviamente que há vários fatores que auxiliam numa adequada noite de sono, principalmente favorecendo o relaxamento muscular e a redução da respiração e dos batimentos cardíacos. O conforto dos colchões é fundamental para o repouso, esteja você na sua casa ou em um hotel, aproveitando o descanso do hóspede. Independente do local, se você estiver deitado em um colchão Simmons, as fases do sono serão mais facilmente alcançáveis.