Ácaros no colchão? Saiba como evitá-los

Ácaros no colchão? Saiba como evitá-los

Aqui no blog temos uma área de conteúdos sobre bem-estar e saúde, recheada de textos sobre a importância de boas noites de sono para a qualidade de vida. Contudo, ao se deitar, não é só do sono que é necessário cuidar para ter mais saúde. É importante também observar a qualidade e a higienização dos acessórios do sono: colchões, camas box - seja do tipo baú ou não -, travesseiros e roupas de cama. Falando especificamente da higiene de onde você se deita, se você quer evitar ácaros no colchão, siga neste texto que vamos falar sobre os cuidados a serem observados!

Quem leu nosso texto sobre colchões já conhece um pouco da história desse objeto: os primeiros foram produzidos pelos romanos, 3.400 anos antes de Cristo. Eram feitos de penas, algodão, palhas e costurados com pelo ou lã animal. Atualmente vários materiais fazem parte da composição de um colchão. Os de maior tecnologia combinam molas, espumas, tecidos especiais e tratamentos específicos para evitar ácaros e bactérias. Em outras palavras, a preocupação com a higiene já está na seleção da matéria-prima na fabricação de um colchão.

Para entender quão importante é ficar livre dos ácaros no colchão, primeiro vamos entender o que são esses bichinhos e quais prejuízos eles trazem para o bem-estar e saúde!

Um inseto muito relacionado a doenças respiratórias

Sim, é isso mesmo que você leu: o ácaro é um inseto, assim como as formigas, as abelhas, as moscas, os gafanhotos… Mais especificamente o ácaro é um aracnídeo, ou seja, ele está na mesma classe das aranhas, escorpiões e caranguejos.

Apesar da maioria dos ácaros ser microscópica, há alguns famosos que são visíveis a olho nu: os carrapatos. Eles podem chegar a três centímetros de diâmetro.

Entretanto, a maioria dos ácaros é microscópica e comumente provocam ou agravam doenças respiratórias. Seus excrementos ou restos mortais dispersam-se misturados à poeira. Quando inalados, podem provocar ou agravar alergias. Tanto que os alergênicos provenientes de ácaros são testados no teste cutâneo de contato, o prick test, um exame para identificar a quais alergênicos uma pessoa é sensível.

Os ácaros são um dos causadores de patologias respiratórias como rinite alérgica e asma, mas também estão relacionados a doenças de pele como a dermatite atópica.

Ácaros no colchão: como evitá-los

Em geral, ácaros se desenvolvem em ambientes com calor, umidade, pouca luz, em superfícies que retém poeira e com a presença de alimentos. Essas características soaram familiar para você…?

Se você acha que em colchões não há alimento, eu te digo. Para os ácaros tem e ele é… você mesmo…! Mais especificamente pedaços de você: células mortas de pele humana ou da pele do seu pet que acabam ficando em colchões e travesseiros. Em outras palavras, eles tornam-se ambientes perfeitos para a multiplicação dos ácaros.

Ácaros no colchão? Saiba como evitá-los

Mas calma: não é difícil evitar sua proliferação e assim proteger seu bem-estar e saúde de várias doenças! A primeira atitude a ser tomada é ter muito critério na seleção do colchão: escolha um que seja de alta qualidade, fabricado com tecidos hipoalergênicos. Além disso, verifique se os tecidos usados tem algodão em sua composição. Quem leu nosso texto sobre roupas de cama vai se lembrar que o algodão é um tipo de fibra que absorve mais facilmente a nossa transpiração e também libera a umidade mais rapidamente, evitando assim que tanto colchões quanto travesseiros absorvam o suor. Em outras palavras, produtos feitos com algodão são mais higiênicos.

Outra prática é deixar o colchão e o travesseiro respirarem: abrir as portas e janelas dos ambientes nos quais eles estão, favorecendo assim a entrada de luz e de ventilação. Isso acelera a evaporação dos tecidos, reduzindo assim a umidade.

Outra medida a ser tomada é reduzir a quantidade de itens do ambiente de descanso que podem acumular ácaros como carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e almofadas.

Uma medida simples de ser adotada é usar um protetor de colchão. Eles evitam sujidade, excesso de suor e células mortas, reduzindo assim o risco de problemas respiratórios devido ao acúmulo de ácaros no colchão. Na Simmons, temos várias opções de protetores de colchão que podem ser encontrados no nosso catálogo de Acessórios!

E não custa lembrar: todos os produtos Simmons são de alta qualidade e fabricados com materiais hipoalergênicos. Portanto, ao escolher um produto Simmons, você reduz drasticamente as condições de desenvolvimento de ácaros no colchão, no travesseiro ou na roupa de cama.

E se você já está decidido por um colchão Simmons e ainda não sabe qual é o melhor para você, nós te ajudamos! Faça o teste e encontre seu colchão Simmons! Respondendo poucas perguntas, você selecionará o seu colchão e entraremos em contato!