Sono excessivo: o que pode estar acontecendo com você?

Que um sono de qualidade é fundamental para nosso bem estar e saúde você já sabe - basta voltar aos textos daqui do blog para ver como estamos sempre falando desse tema. Mas você sabia que dormir demais pode trazer prejuízos à sua saúde? Portanto, se você está enfrentando episódios de sono excessivo, siga neste post para começar a entender o que pode estar acontecendo a você.
Contudo, antes de falarmos o que pode estar provocando o excesso de sono, vamos relembrar o que é o ato de dormir. No texto sobre sono citamos o Dicionário Médico Dorland para defini-lo como “um período de descanso para o corpo e a mente, durante o qual a volição e a consciência ficam suspensas e as funções corporais são parcialmente suspensas; também descrito como um estado comportamental, com postura imóvel característica e sensibilidade diminuída, mas facilmente reversível, a estímulos externos”.
Para que nosso sono atue de forma benéfica para nosso bem estar e saúde, é muito importante que o ciclo circadiano seja respeitado; assim é mais provável que você passe plenamente por todas as fases do sono, especialmente as fases quatro e cinco, que são as mais regenerativas para o corpo e para as memórias.
Entretanto, sentir sono excessivo durante a manhã e a tarde, momento do dia no qual nossos estados de vigília e alerta devem estar mais ativos, é um sinal que aponta para possíveis problemas que podem ser emocionais ou metabólicos. E o sinal torna-se mais preocupante se esse sono excessivo manifesta-se mesmo depois de uma longa noite de sono.
Dormir demais pode fazer mal
Quem leu nosso texto sobre colchões vai se lembrar da matemática do sono que fizemos: levando em consideração que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, cada um de nós passará pelo menos 27 anos em colchões - dá pouco mais de um terço da nossa vida inteira!
A partir dos 19 anos, oito horas são suficientes para que passemos plenamente por todo o ciclo do sono e acordemos com todos os sistemas fisiológicos regenerados.
Da mesma forma que nossos sistemas fisiológicos se regeneram, eles precisam funcionar. O ciclo circadiano regula não só a produção de melatonina, o hormônio do sono, como vários outros: o do estresse, o do apetite… Lembremos que hormônios são mensageiros químicos, ou seja, são substâncias que, a partir de um comando do sistema nervoso central, são produzidas ou reprimidas para que nossos órgãos funcionem como deveriam, a depender da situação que estamos vivendo. Por exemplo: se estamos fazendo atividade física, nosso corpo libera mais adrenalina, um hormônio que comunica ao coração a necessidade de aumentar o bombeamento de sangue, para que o fluxo sanguíneo nos músculos aumente.
Portanto, o estado de alerta de manhã e à tarde faz parte do funcionamento natural do nosso corpo, principalmente do nosso sistema endócrino. Se você passa muito tempo dormindo, você não está dando oportunidade para certos sistemas do seu corpo funcionarem adequadamente.
Sono excessivo: como tornar as noites de sono ainda mais restauradoras
Conforme já dissemos, o sono excessivo pode ser causado por problemas emocionais ou metabólicos. Transtornos mentais e comportamentais como transtornos de ansiedade e depressão possuem o sono excessivo dentre seus sintomas, mesmo se a pessoa consegue dormir bem à noite.
Outra causa possível para o excesso de sono são condições que provocam desequilíbrio na produção de hormônios, especialmente os que estão mais intimamente ligados ao ciclo circadiano.
Caso você esteja enfrentando sono e cansaço diurno em demasia, cabe verificar se isso não está sendo afetado pela qualidade das suas noites de sono. Você pode estar enfrentando incômodos ou patologias que são imperceptíveis para você. A própria apneia do sono, que já foi assunto aqui no blog, tem como um dos seus sintomas a sonolência e o cansaço durante o dia.
O primeiro passo para tentar reduzir o excesso de sono que você sente durante o dia é fazer a devida higiene do sono - já explicamos como fazê-la aqui no blog.
Além disso, cabe verificar se o seu ambiente de descanso está equipado com acessórios do sono de qualidade: colchões, camas box - seja do tipo baú ou tradicionais -, travesseiros e roupas de cama. Inclusive, para saber qual é o melhor colchão para você, é possível fazer o teste e encontrar seu colchão ideal; respondendo poucas perguntas, você selecionará o seu colchão e nós entraremos em contato.
De qualquer forma, se o seu estado de sono excessivo estiver trazendo prejuízos para seu bem estar e saúde, procure seu médico no menor prazo possível. Ele procederá uma investigação para identificar com maior precisão as causas que estão influenciando na sua condição.