Viagem de fim de ano

Viagem de fim de ano

Faltam poucos dias para o ano de 2024 acabar. Com a chegada das férias escolares e do verão, começam os planejamentos familiares para curtir a temporada de folga e calor. Mas nem é preciso esperar 2025 chegar para começar a curtição; uma viagem de fim de ano pode ser exatamente o marco da virada de ano - e de ciclo.

No Brasil, como em qualquer lugar do mundo, a temporada mais quente é a preferida para as viagens. Quem leu nosso texto sobre o móvel baú vai se lembrar quando mencionamos que mais da metade da população do país vive em uma faixa de terra que vai do litoral até 150km território adentro. No verão brasileiro essa densidade demográfica aumenta: ele é marcado por um litoral cheio e uma drástica redução de disponibilidade na rede de hotelaria, principalmente nos hotéis cujo conforto é a principal experiência a ser provocada.

Ao mesmo tempo, a experiência de uma viagem nos transporta para um momento fora da nossa realidade cotidiana. Viagens, por si só, já nos colocam em estado de reflexão sobre a rotina e sobre o que pode ser diferente no dia a dia. Conjugar esse estado com o momento do ano no qual tradicionalmente já fazemos essa análise pode ser extremamente proveitoso…!

Viagem de fim de ano

O poder das viagens

O efeito para o bem estar e saúde que viagens exercem sobre nossa saúde mental são pesquisados por psicólogos há muito tempo. Uma das linhas de estudo - que ganhou grande relevância nos últimos anos - parte dos trabalhos do professor de economia Richard Easterlin, da Universidade do Sul da Califórnia.

Estudioso da Economia da Felicidade, Richard Easterlin passou boa parte da carreira analisando a influência de fatores econômicos na felicidade humana. Em um dos capítulos de seu livro mais famoso, o “O crescimento econômico melhora a fartura humana?”, ele apresenta o que ficou conhecido como o Paradoxo de Easterlin. De acordo com o conceito, rendas elevadas individuais têm correlação com a felicidade até certo ponto; a longo prazo, não existe correlação entre o aumento do rendimento e o aumento da felicidade.

Mulher dormindo em colchão, cama, travesseiro e roupa de cama Simmons

Em 2015 os psicólogos Thomas Gilovich e Amit Kumar, partindo do Paradoxo de Easterlin, publicaram um estudo que defendia que o dispêndio de recurso em experiências como em shows, refeições fora de casa e férias tendem a trazer felicidade mais duradoura que compras materiais. O trabalho de Gilovich e Kumar reafirmava o paradoxo de Easterlin argumentando que, até certo ponto, a renda elevada traz felicidade. A partir dele, se a renda não for usada em experiências que trazem prazer, não há aumento de felicidade.

A viagem de fim de ano, portanto, é uma dessas experiências que trazem bem estar e saúde mental, em grande medida por aumentar a sensação de prazer e felicidade. Pesquisas de opinião feitas nos Estados Unidos mostram que a esmagadora maioria dos norte-americanos que tiram férias dizem fazer isso pelo “bem estar mental”.

Viagem de fim de ano: o que observar no momento de reservar um hotel

Transportar-se de realidade para viver experiências diferentes da sua rotina em uma viagem de fim de ano necessariamente demanda a mudança do espaço onde você vai passar os dias. Se o objetivo da viagem também for descansar, vale observar alguns pontos na escolha de um hotel.

O ambiente de descanso deve ser equipado com acessórios do sono de qualidade: camas box - sejam elas do tipo baú ou não -, colchões, travesseiros e roupas de cama. Tudo para ampliar o conforto na experiência em hotéis e, assim, promover o descanso do hóspede. Em um ambiente de descanso como esse, você conseguirá mais facilmente passar por todas as fases do sono ao longo da noite.

Além disso, é muito importante que o hotel possua infraestrutura e ofereça experiências que promovam essa percepção de mudança na rotina. Os hotéis By Simmons ou Simmons World, que podem ser encontrados na nossa página de Hotelaria, oferecem muitas alternativas de experiências prazerosas e positivas. Esses hotéis - trazem a assinatura dos nossos colchões, e mostram o quanto as pessoas valorizam todo o tempo que passam neles.

O réveillon é o momento do ano no qual fazemos o balanço do ano que se vai e já ingressamos no sonho do futuro. Passar por esse momento em uma realidade diferente da sua rotina, como uma viagem de fim de ano, pode tornar ainda mais interessantes os projetos para seu 2025!