Problemas e patologias da coluna

As dores nas costas são as queixas de dores mais frequentes em toda a população mundial. Costumeiramente elas são provocadas por lesões ou como consequência de má postura. Entretanto, problemas e patologias da coluna também costumam estar entre os causadores das dores nas costas.
Quem leu o texto daqui do blog sobre colchões deve se lembrar de um cálculo que apresentamos: dada a quantidade média de horas que dormimos enquanto bebês, na infância, na adolescência e na vida adulta, ao todo passaremos aproximadamente 27 anos dormindo sobre travesseiros e colchões! Imagine passar todo esse tempo deitado sobre acessórios do sono que não fazem bem para a sua coluna?
O quadro pode se agravar se você tem problemas e patologias pré-existentes. Estes podem ser adquiridos ao longo da vida por uma série de fatores como:
- Má postura
- Atividade motora repetitiva indevida, seja exercício físico ou no ambiente de trabalho
- Lesões ligamentares e articulares
- Fraturas ósseas
- Excesso de peso
- Estresse
Problemas e patologias da coluna também podem ser provocadas por anomalias congênitas, tumores, fatores genéticos ou pelo envelhecimento natural do corpo. Neste texto, vamos apresentar os problemas e patologias mais comuns, além de indicar o nível de maciez de colchões mais adequados a cada um deles.
Quadros adquiridos por fatores comportamentais ou lesões
Dentre os problemas e patologias da coluna mais comuns, há dois que normalmente são desenvolvidos por fatores comportamentais ou lesões: a tensão muscular e os desvios de coluna - escoliose, cifose e lordose.
A tensão muscular pode ser definida como a rigidez muscular provocada pelo excesso de contração e consequente falta de relaxamento dos músculos. Essa rigidez pode provocar limitação do movimento, dor no local tensionado e, em alguns casos, cãibras.
A tensão muscular costuma ser provocada por estresse e má postura. Quando a tensão muscular acontece nas costas ela resulta em desconforto ao deitar, especialmente se a superfície do colchão é inadequada.
Para quem tem tensão muscular, sugere-se um colchão de firmeza moderada. Ele oferece um bom equilíbrio entre suporte e conforto, ajudando a aliviar a tensão nas costas sem ser muito rígido.
Já os desvios da coluna normalmente são causados por má postura, atividade motora repetitiva inadequada, excesso de peso ou lesões, sejam elas ligamentares, articulares ou ósseas. Os três principais desvios são:
- Escoliose → caracteriza-se enquanto um desvio lateral da coluna, para a direita ou para a esquerda; o lado para o qual a coluna está desviada acaba provocando quadris e ombros mais baixos que o do outro lado
- Cifose → caracteriza-se pelo aumento da curvatura da coluna na região torácica, projetando ombro, pescoço e cabeça para frente
- Lordose → caracteriza-se pelo aumento da curvatura da coluna na região da lombar, na direção da frente do abdômen.
Quem possui algum desses desvios deve procurar um colchão de firmeza moderada visando alinhar melhor a coluna e apoiar sua curvatura natural sem forçá-la a uma posição desconfortável.
Problemas e patologias da coluna: as doenças
Doenças da coluna são aquelas provocadas por anomalias congênitas, tumores, fatores genéticos ou pelo envelhecimento natural do corpo. Falaremos de cinco muito comuns.
A primeira é a hérnia de disco, que pode ser definida como uma compressão das raízes dos nervos que emergem da coluna. Essa compressão acontece quando os discos intervertebrais saem da sua posição normal e comprimem as raízes nervosas.
A mudança de posição dos discos intervertebrais normalmente é provocada pelo desgaste do próprio disco. As principais causas desse desgaste são a predisposição genética e o envelhecimento natural.
Para quem possui hérnia de disco, recomenda-se um colchão de firmeza moderada a firme. Ele oferece suporte à coluna e evita afundamento excessivo, mantendo os discos alinhados e aliviando a pressão nas áreas afetadas.
Uma outra doença da coluna e que costumeiramente está associada à hérnia de disco é a ciática. Esta ocorre quando o nervo ciático é comprimido, pinçado ou está inflamado ou lesionado. Além da hérnia de disco, outra causa comum da ciática é a artrose.
Colchões de firmeza moderada podem ajudar a alinhar a coluna e reduzir a pressão no nervo ciático, especialmente se combinado com uma posição de dormir que evite pressão direta nas costas ou quadris.
A terceira patologia comum é a espondilose ou artrose da coluna. Trata-se da degeneração das vértebras e discos intervertebrais da coluna. Desgastadas, essas estruturas não conseguem mais cumprir sua principal função que é amortecer o impacto exercido na coluna vertebral. Assim, a medula espinhal fica mais sensível e qualquer movimento súbito pode provocar pequenas lesões.
A principal causa da espondilose é o envelhecimento natural do corpo. Entretanto, excesso de peso e atividade motora repetitiva indevida, seja exercício físico ou no ambiente de trabalho, são fatores que agravam a condição.
Para pessoas que sofrem de artrose da coluna, a recomendação é de um colchão de moderado a firme. Esse nível de firmeza ajuda a dar suporte à coluna e reduzir o estresse nas vértebras desgastadas, minimizando a dor causada pela degeneração.
Dentre os problemas e patologias da coluna, um dos que causa as dores mais agudas é a síndrome da faceta articular. Ela é caracterizada pela inflamação ou lesão das articulações facetárias, as que ligam as vértebras uma à outra ao longo de toda a coluna.
A síndrome da faceta articular tem, como causa, os mesmos fatores da espondilose: o envelhecimento natural do corpo, o excesso de peso e as atividades motoras repetitivas indevidas. Para quem apresenta essa patologia, recomenda-se um colchão moderadamente macio. Ele pode ajudar a aliviar a pressão nas articulações inflamadas, permitindo um pouco mais de conforto ao mudar de posição.
Por fim a osteoporose, uma das mais famosas patologias do sistema musculoesquelético. Ela se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos à fratura. Comum entre as mulheres, uma vez que a menopausa e o envelhecimento são as principais causas da doença, estima-se que 50% das mulheres e 20% dos homens sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.
Pacientes com osteoporose geralmente se beneficiam de um colchão mais macio, que oferece alívio de pressão nas áreas ósseas mais sensíveis e fragilizadas, sem ser tão macio a ponto de prejudicar o alinhamento da coluna.
Tendo problemas e patologias da coluna já diagnosticadas ou dores nas costas ainda sem diagnóstico concluído, você pode aproveitar uma ferramenta para encontrar o melhor colchão Simmons. É só fazer o teste “Encontre seu colchão ideal”. Por meio dele, investigamos a firmeza e a tecnologia de molas mais adequada para a sua necessidade, mapeamos os modelos que melhor atendem a sua necessidade e entramos em contato com você!