Outono: a estação mais agradável para dormir

Outono: a estação mais agradável para dormir

Outono — estação que se estende de março a junho no hemisfério sul — é um período de transição entre o calor intenso do verão e o frio do inverno. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, o outono no Brasil possui características típicas de uma transição, com mudanças significativas nas condições temporais, como: temperatura, umidade do ar, incidência de ventos e volume de chuvas.

 

A partir de agora as paisagens se transformarão em espetáculos de cores alaranjadas e a temperatura tende a dar uma trégua. Talvez por isso que o outono seja considerado a estação ideal para dormir gostoso. Porque traz consigo um clima mais ameno e acolhedor, ideal para se aconchegar em casa com um bom livro, curtir a companhia de familiares e amigos ou simplesmente aproveitar o silêncio e a paz dessa estação.

A ciência por trás do sono no outono

A temperatura ambiente é um dos principais fatores que influenciam na qualidade do sono. No verão, o calor excessivo pode dificultar o adormecimento e manter o corpo em estado de alerta, enquanto no inverno, o frio pode provocar despertares frequentes. 

 

Já no outono, com uma temperatura mais amena, cria-se um ambiente ideal para o corpo relaxar e adormecer com mais facilidade.

 

Outro fator importante é a produção de melatonina, o hormônio do sono. A melatonina é produzida pela glândula pineal quando há escuridão, mas sua produção é inibida pela luz. No outono, as noites são mais longas, ou seja, há mais tempo para produção de melatonina e, consequentemente, um sono mais profundo e reparador.

Embora a estação já favoreça um bom sono, algumas dicas podem ajudar a aproveitar esse período ao máximo:

 

  1. Crie uma rotina de sono: estabeleça horários regulares para dormir e acordar, inclusive nos finais de semana.

 

  1. Prepare o ambiente ideal para o sono: invista em um colchão e travesseiros que ofereçam suporte adequado ao corpo.

 

Aposte em uma cama maior do que o modelo tradicional e um colchão de alto desempenho que garanta mais conforto, como os colchões Simmons que possuem tecnologias exclusivas e proprietárias, desenvolvidas em centros de pesquisa pelo mundo para entregar e proporcionar as melhores noites de sono. 

 

Desde a espuma ao molejo, passando pelas fibras que compõem os tecidos, absolutamente tudo passa pelos mais rigorosos critérios a fim de atingir o grau de excelência esperado de um produto Simmons. Faça o teste e descubra qual Simmons mais combina com você. 

 

  1. Evite o uso de telas antes de dormir: desligue esses dispositivos por, pelo menos, uma hora de antecedência. 

 

  1. Relaxe antes de se deitar: um banho quente, leitura leve ou meditação ajudam a preparar o corpo e a mente para o sono.

 

  1. Nada de cafeína e bebidas alcoólicas à noite: essas substâncias podem dificultar o adormecimento e prejudicar a qualidade do sono.

 

  1. Faça cochilos curtos durante o dia: dormir demais à tarde dificulta cair no sono à noite. 

A natureza é um espetáculo à parte no outono

Justamente porque nessa estação formam-se nuvens mais altas que influenciam no resultado dos últimos raios de sol do dia. Além disso, a Terra começa a se inclinar com mais distância do sol, favorecendo ondas de luzes vermelhas e laranjas. 

 

Por isso, o céu ganha alaranjados com mais facilidade e as folhas das árvores mudam para tons de amarelo, laranja, vermelho e marrom. Já que por receberem menos luz, elas param de produzir clorofila, pigmento que dá coloração verde aos tecidos vegetais e ajuda no processo de fotossíntese. 

 

Em suma, o outono conquista corações por sua beleza singular, clima aconchegante, convite à introspecção e simbolismo de recomeço. Então, aproveite o outono para observar a natureza em transformação, apreciar as pequenas belezas da vida, dormir o sono dos justos e despertar com mais disposição e vitalidade.