Os impactos do celular na hora de dormir

Atualmente, o celular se transformou em uma extensão do nosso corpo, um item indispensável na vida moderna. Mais do que um simples meio de comunicação, agora ele é visto como uma ferramenta essencial para o trabalho, estudos, entretenimento e até mesmo para o cuidado da saúde.
No entanto, o uso extensivo dos celulares também suscita preocupações. Justamente porque passamos cada vez mais tempo, de olho na telinha, sem perceber que o excesso traz influências negativas em tarefas básicas do dia a dia.
Sabia que o celular pode prejudicar seu sono?
Um levantamento realizado pela plataforma de descontos Cupom Válido com dados da The World Bank, revelou que o Brasil é o 5º país com a maior quantidade de usuários de smartphones no ranking mundial, somos mais de 118 milhões de usuários de celulares ativos.
Talvez seja por isso que segundo a pesquisa Acorda, Brasil — da plataforma Persono, o celular seja o 4º motivo que os brasileiros apontam como responsável por prejudicar a hora de dormir.
Certa dependência acaba afetando a qualidade do sono do brasileiro. Justamente porque a principal maneira do celular interferir no sono das pessoas é através da luz azul emitida pela tela. Essa luz inibe a produção de melatonina, um hormônio essencial para regular o ritmo circadiano e induzir o sono.
Segundo o Instituto do Sono, as luzes das telas dos celulares possuem características semelhantes à luz natural, fazendo com que o cérebro não consiga distinguir uma da outra. Ou seja, quando ficamos expostos à luz azul antes de dormir, o corpo interpreta que ainda é dia e, por isso, a produção de melatonina diminui.
Essa redução de melatonina pode causar vários problemas, como:
- Dificuldade para cair no sono
- Sono superficial e fragmentado
- Despertares noturnos
- Sonolência diurna
- Diminuição da capacidade de concentração e memória
- Entre outros efeitos
Além disso, o celular também proporciona:
Estímulo mental na hora errada — já que as notificações, jogos, redes sociais e outros aplicativos mantêm a mente ativa e dificultam o relaxamento necessário para cair no sono.
Ansiedade e estresse — o conteúdo estimulante pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse.
Outro problema associado ao stress é a FOMO (Fear of Missing Out) o famoso medo de ficar de fora. Uma síndrome caracterizada por uma ansiedade relacionada ao mundo virtual.
Neste caso, a pessoa começa a sentir a necessidade de checar constantemente os aplicativos e redes sociais, e quando não pode, sente irritação e nervosismo. Em casos mais graves, o FoMO pode gerar insônia e, consequentemente, a problemas de saúde mental.
Má postura corporal — dormir com o celular na mão pode causar dores no pescoço e nas costas.
Envelhecimento da pele — a exposição diária e excessiva diante do celular pode trazer malefícios que aceleram o envelhecimento da pele, devido à radiação emitida.
Uma boa higiene do sono pode ajudar!
Composta por uma série de pequenos cuidados, a higiene do sono visa criar uma rotina e ambiente propícios para um sono reparador.
Estabelecer horários fixos para dormir e acordar, por exemplo, ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo, facilitando o adormecimento e o despertar natural.
O ambiente do quarto também é fundamental: um local escuro, silencioso e com temperatura agradável, contribui para o relaxamento e a indução do sono. Bem como a escolha adequada do colchão e dos travesseiros, por oferecerem o suporte adequado ao corpo para evitar dores musculares.
- Evite o uso do celular pelo menos 1 hora antes de dormir;
- Controle ou desative as notificações para reduzir a tentação de verificar o aparelho a todo momento;
- Deixe o aparelho em outro cômodo ou fora do alcance das mãos;
- Crie rituais relaxantes antes de dormir, como ler um livro;
- Pratique exercícios físicos regularmente.
Seguindo essas dicas, você pode reduzir o impacto e ter noites mais tranquilas e reparadoras. Um sono de qualidade é essencial para o bom funcionamento do organismo e para uma vida mais plena e feliz.
Fique atento!
O celular é uma ferramenta útil, mas não deve se tornar um obstáculo para o seu bem-estar. Priorize o seu sono e desfrute dos benefícios de uma vida mais saudável e equilibrada.