Mau-humor matinal: por que acontece e como combatê-lo

Mau-humor matinal: por que acontece e como combatê-lo

Acordar de mau-humor é mais comum do que se imagina. Mas a sensação de cansaço, irritabilidade e falta de disposição logo cedo podem afetar o dia de qualquer pessoa. Até porque, depois de uma noite de sono, todo mundo espera despertar com o humor equilibrado e cheio de energia.

Mas você faz ideia do porquê algumas pessoas acordam de mau-humor?

 

 

Primeiro você precisa saber sobre o ritmo circadiano que regula nosso sono e a vigília.

Segundo um artigo publicado na plataforma médica ABCMed, o ritmo circadiano é conhecido como “o relógio biológico do corpo”. Um processo que faz com que o organismo tenha horários preferenciais para diversas atividades, como a fabricação de hormônios, a digestão, o metabolismo, o sono, etc.

Esse relógio é influenciado pela luz do sol, pela temperatura ambiente e até pelos ventos e o movimento das marés. Por isso, algumas alterações do sono implicam em diferentes modulações de humor.

Entretanto, o artigo também revela que as relações entre humor e sono ainda não são totalmente compreendidas pela ciência, ou seja, mais de um fator pode estar relacionado a esse problema.

Fatores como, por exemplo, a inércia do sono. Aquela sonolência e lentidão mental que dura alguns minutos depois que você acorda. Sabe aquele tempinho que o corpo precisa para terminar de despertar? Então!

Uma publicação da Clínica de Neurologia Regenerati revelou que esse estado deve durar de 15 a 30 minutos após o despertar, mas em algumas pessoas pode levar mais tempo. Por isso, durante essa fase, o corpo experimenta sensações de sonolência e uma certa desorientação.

Outro fator de risco para o mau-humor matutino é a privação do sono — que pode afetar o equilíbrio hormonal, diminuindo a serotonina (hormônio do bem-estar) e aumentando o cortisol (hormônio do estresse). E quanto mais cortisol, mais o indivíduo terá sintomas de ansiedade e estresse.

Além disso, os níveis de glicose no corpo também podem ser uma possível causa. Pois o corpo precisa de energia para iniciar o dia e se você não se alimenta adequadamente, os níveis de glicose podem baixar, causando fadiga e irritabilidade.

 

Mas a pergunta que fica é:
como combater o mau-humor matutino?

A verdade é que o segredo para um despertar feliz está diretamente ligado à qualidade do sono. Então, uma boa higiene do sono pode ajudar você a dormir mais rápido e melhor.

  • Priorize o seu sono: durma de 7 a 8 horas por noite.
  • Tenha uma rotina: estabeleça um horário regular para acordar e ir para a cama. Pois ajuda o ritmo circadiano a coordenar o nosso organismo da melhor forma.
  • Crie um ambiente tranquilo e relaxante: reduza as luzes para que seu organismo entenda que está na hora de dormir. O espaço de repouso deve ser calmo e livre de estímulos.
  • Evite o uso de telas: um estudo da USP mostrou que a restrição do uso de celular por uma hora antes de dormir, durante 15 dias, melhora significativamente a qualidade do sono.
  • Cuide da sua alimentação: uma alimentação mais leve contribui para uma boa noite de sono, pois o organismo não precisará gastar muita energia para garantir a digestão mais eficaz.
  • Invista em um colchão de alto desempenho: um colchão Simmons, por exemplo, se adapta ao corpo e oferece suporte ideal para a coluna vertebral, proporcionando um sono reparador para um despertar mais descansado e cheio de disposição.

 

 

Além disso, tente criar uma rotina matinal positiva.

Dedicar as primeiras horas do dia ao seu bem-estar físico e mental pode ajudar a manter a energia, o foco e a produtividade ao longo das próximas 12 horas.

Desperte naturalmente: chega do despertador do celular, acordar naturalmente te dará mais disposição e energia.

Hidrate-se: beba um copo de água em temperatura ambiente logo ao acordar para hidratar o corpo e auxiliar na digestão.

Pratique exercícios físicos: a atividade física libera endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar.

Medite: a prática aumenta o foco e a concentração, além de reduzir o estresse.

Coma bem: invista em um café da manhã rico em nutrientes para fornecer mais energia para o seu corpo.

Planeje o dia: organizar suas tarefas e prioridades dará mais clareza e foco.

 

Faça algo que goste: reserve um tempo para fazer algo que você realmente gosta e que te traga prazer, como ler ou ouvir música.

 

 

Se você é ou conhece alguém que acorda de cara amarrada, lembre-se de que o mau-humor matinal não é uma sentença de irritação perpétua. Experimente essas dicas e encontre o que funciona melhor para você. Com o tempo, você verá uma grande diferença na sua disposição pela manhã.

 

Ao compreender as causas e tomar medidas para melhorar a qualidade do seu sono e bem-estar, você transformará as suas manhãs em momentos de positividade e energia.