Sonhar Faz Bem

Sonhar Faz Bem

Dormir é uma necessidade fundamental do corpo humano, justamente por ser durante o sono que o organismo se recupera do desgaste do dia a dia.

 

Segundo um estudo, realizado por cientistas da USP e da Unifesp, 65% da população brasileira relata problemas relacionados ao sono que impedem o indivíduo de acessar todos os estágios necessários para garantir uma noite revigorante.

 

Você conhece os estágios do sono?
Segundo o Instituto do Sono, o sono é dividido em duas fases, o sono não-REM (NREM) e o sono REM.

 

 

O sono NREM é dividido em três estágios:

Estágio 1 de transição entre a vigília e o sono.

Quando a respiração e a frequência cardíaca começam a diminuir e os músculos relaxam.

Estágio 2 de sono leve.

Quando a atividade cerebral diminui ainda mais e os olhos se movem lentamente.

Estágio 3 de sono profundo.

Quando a atividade cerebral é muito baixa e os músculos estão completamente relaxados.

Já o sono REM (sigla para Rapid Eyes Movement) é caracterizado justamente pelos movimentos rápidos dos olhos, atividade cerebral semelhante à vigília e relaxamento muscular. É nesta fase que ocorre a fixação da memória e o descanso profundo.

A relação entre os estágios do sono e os sonhos
Os sonhos podem ocorrer em todas as fases do sono, mas são mais comuns durante o sono REM. Isso ocorre porque o REM é o estágio de sono no qual a atividade cerebral é mais alta.

Os sonhos do sono NREM geralmente são mais próximos da realidade. Os sonhos do sono REM, por outro lado, podem ser cheios de emoções.

Todo mundo sonha?
A resposta é sim! No entanto, a maioria das pessoas se lembra apenas de cerca de 5% ou 10% dos seus sonhos. A capacidade de lembrar dos sonhos pode ser influenciada por diversos fatores, como a fase do sono em que o sonho ocorreu, o nível de estresse e o consumo de álcool e drogas.

Por que é importante sonhar?
Os sonhos ainda não são totalmente compreendidos pela ciência, mas acredita-se que eles desempenham um papel importante na saúde mental e física de todos nós.

Sonhar faz bem, porque auxilia o indivíduo a:
Lidar com as próprias emoções > seja tristeza, frustração, alegria ou medo.

Preservar suas memórias > os sonhos ajudam a fixar as memórias do dia anterior no cérebro.

Ser criativo pode gerar novas ideias e resoluções criativas.

Solucionar problemas > ajuda a encontrar respostas para problemas enfrentados na realidade.

Mas para ter uma boa noite de sono e aproveitar todos os benefícios de uma noite bem dormida, é fundamental contar com um colchão que garanta um descanso completo e reparador.

 


Um bom colchão ajuda a ativar todos os estágios do sono
Um colchão deve ser confortável e proporcionar o suporte adequado para o corpo atingir todos os estágios do sono, especialmente o estágio de sono profundo.

Durante o sono profundo, os músculos relaxam completamente e o corpo entra em um estado de recuperação. Um colchão que oferece suporte adequado ajuda a manter a coluna alinhada, evita que os músculos sejam sobrecarregados e contribui para um sono mais reparador.

Além disso, o colchão também deve ser silencioso, qualidade fundamental para o sono REM, o estágio no qual os sonhos acontecem. Pois um colchão muito barulhento e desconfortável pode interromper o REM e prejudicar a qualidade do sono.

Se você está com dificuldade para dormir ou sente que não está descansando o suficiente, pode ser um sinal de que você precisa de um colchão novo. Então, está na hora de fazer uma pesquisa, experimentar diferentes modelos e comprar um colchão que ofereça o suporte adequado e garanta um descanso completo e reparador.

 

A Simmons possui uma linha de colchões projetados por especialistas e desenvolvidos com tecnologias inovadoras para garantir aos clientes suporte e conforto personalizados.

Os colchões Simmons são reconhecidos pela sua qualidade, conforto e durabilidade. A marca é uma das mais tradicionais do mundo, com mais de 150 anos de história.

Além disso, ela oferece uma garantia de 10 anos para os seus colchões, uma indicação de confiança na qualidade dos seus produtos.

FAÇA O TESTE SIMMONS e descubra qual colchão pode ser o seu par perfeito.

Antes de começar, na hora de responder às perguntas, é importante considerar os fatores mencionados acima para garantir que você escolha o colchão ideal para suas necessidades: conforto, maciez, suporte adequado à coluna, entre outras questões.

Você também pode conhecer uma loja Simmons perto de você e fazer um “teste drive” em nossos colchões.